GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA


Com relação à figura que segue, é correto afirmar que:

 

Fonte: Acervo EAD/Uniube.

 

I) O manto é subdividido em superior, menos denso e inferior, mais denso, em virtude de sua composição mineralógica.

II) Placa litosférica é uma camada rígida da crosta capaz de se movimentar sobre a astenosfera plástica e geradora de fusões magmáticas.

III) O núcleo é líquido na sua parte externa, o que pode ser comprovado por não transmitir as ondas S, L e P.

IV) O limite crosta-astenosfera é marcado pela descontinuidade de Mohorovicic. A crosta externa é a sede dos fenômenos geológicos observáveis originados na crosta inferior ou manto.

 

São corretas apenas as assertivas:


I, II e III.


II e III.


I, II e IV.


III e IV.


I, III e IV.

Algumas propriedades das rochas têm uma importância particular no planeamento, execução e custo dos projetos de engenharia civil nos quais estão envolvidas modificações do estado in situ (tensão e deformação) de maciços rochosos. O conhecimento destas propriedades índice, que podem ser avaliadas a partir de testes em laboratório ou no campo, possibilita a classificação das rochas e dos maciços rochosos de acordo com vários critérios técnicos. A classificação dos maciços rochosos depende naturalmente do estado da matriz rochosa (rocha intacta) e das superfícies de descontinuidades que intersectam o maciço. Num documento diferente serão abordados os parâmetros em que se baseiam as diferentes classificações dos maciços rochosos.

 

A partir do texto introdutório, considere as afirmações que seguem:

 

I) As rochas são constituídas por grãos minerais sólidos interligados e por descontinuidades ou vazios existentes entre esses grãos.

II) As propriedades da matriz rochosa dependem das características destes grãos (mineralogia), sendo muito influenciadas pelo tamanho e arranjo espacial dos grãos minerais (estrutura ou textura da rocha) e também pela forma, quantidade e distribuição das descontinuidades ou vazios.

III) A determinação da composição mineralógica das rochas conduz, juntamente com a sua textura, tamanho dos grãos, cor, e outras propriedades, à sua avaliação de resistência, em função do tempo.

IV) A durabilidade é a resistência da rocha aos processos de alteração e fragmentação sendo também conhecida por alterabilidade.

V) O contato da rocha com a água e o ar, muitas vezes através de obras de engenharia civil como escavações e terraplenos, pode ocasionar a degradação das suas características mecânicas.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:


I, II, IV e V.


II, III, IV e V.


II, IV e V.


I, III e V.


I, II e III.

Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.

 

I) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.

II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.

III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.

IV) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.

V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:


I, II, III e V


II, III e IV


IV e V


I, II e IV


I, III e V

Leia o texto a seguir.

De tempos em tempos, o campo magnético que atua sobre a Terra enfraquece-se em uma direção antes de inverter sua orientação, se Norte/Sul ou Sul/Norte, por exemplo. Esse campo magnético tem o poder de atuar sobre a formação das rochas, especialmente daquelas que apresentam ferro na sua composição, além de outros elementos metais, que podem sofrer ação do magnetismo, durante o processo de resfriamento do magma expulso do interior tórrido da crosta terrestre. Os spins, formados a partir da solidificação, acabam tendo uma componente média resultante não nula ao longo da direção desse campo. A questão é que, conforme rochas mais e mais antigas foram estudadas, os geólogos passaram a verificar que essa orientação magnética às vezes estava invertida.

Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015. (Adaptado).

Com base nas informações contidas no texto, conclui-se que o fenômeno físico, ao qual ele se refere, associa-se às rochas: 


ígneas e ao campo gravitacional.   


metamórficas e ao campo magnético.   


metamórficas e ao campo gravitacional.   


metamórficas e ao campo elétrico. 


ígneas e ao campo magnético.   

Observe atentamente à figura que segue:

Fonte: EAD/Uniube

Com relação ao que você observa na figura e em seus conhecimentos sobre o uso e a importância de alguns minerais, analise as assertivas que seguem:

I) O petróleo tem sua origem baseada na decomposição de seres que compõem o plâncton, causada pela ação de bactérias e pouca oxigenação.

II) O carvão mineral é um combustível fóssil de origem mineral, que se originou a partir do soterramento e compactação de depósitos vegetais há milhares de anos.

III) O urânio é um elemento químico largamente utilizado para geração de energia nuclear.

IV) Diferentemente do carvão mineral, o petróleo não é considerado combustível fóssil, uma vez que seus derivados é que apresentam capacidade comburente.

São corretas apenas as assertivas:


I e II


I, III e IV


II, III e IV


I, II e III


II e IV

Observe atentamente a figura abaixo, que representa o ciclo das rochas:

 

Figura: Ciclo natural das rochas.

Fonte: elaboração do autor.

 

Com base na observação atenciosa da figura, analise as afirmações a seguir:

I) A fusão das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, pode originar os magmas que darão origem a novas rochas ígneas, por meio do aumento de temperatura, por variações na pressão, no teor de fluidos, ou, mais comumente, pela combinação destes fatores.

II) As rochas sedimentares são formadas a partir das outras pré-existentes, por meio da sedimentação de material produzido pelas ações dos agentes do intemperismo.

III) Os protólitos dão origem às rochas metamórficas, podendo estes ser de origem ígnea, sedimentar ou até mesmo metamórfica.

IV) O ciclo natural das rochas data de intervalos de 40.000, ou seja, uma rocha sedimentar se transformaria em ígnea apenas no completar desse intervalo de tempo.

São corretas apenas as afirmações:


I, II e III


II, III e IV


II e IV


I e III


I, II e IV

Analise as descrições a seguir, considerando os tipos de rocha, seus processos de formação e ambientes de ocorrência.

I. Estas rochas podem ser formadas por processos diagenéticos e a partir dos fragmentos de outras rochas.

II. Rochas desse tipo podem se formar lentamente no interior da terra a partir do resfriamento do magma.

III. Estas rochas podem se formar a partir dos processos de metamorfismo sofridos por outros tipos de rocha.

Assinale a opção que relaciona corretamente os tipos de rochas às suas características. 


I – sedimentares; II – ígneas intrusivas; III– metamórficas.    


I – ígneas; II – metamórficas; III – sedimentares.   


I – magmáticas; II – sedimentares extrusivas; III – metamórficas.


I – metamórficas; II = ígneas extrusivas; III – sedimentares.    


I – metamórficas; II – magmáticas; III – sedimentares.    

Sobre os movimentos orogenéticos e epirogênicos das placas tectônicas, analise as afirmações que seguem:

I) Na orogênese, uma placa tectônica pode entrar por baixo da outra ou, então, ficar submersa no substrato magmático, ocasionando o dobramento de imensos blocos rochosos.

II) Os movimentos epirogênicos acontecem devido aos movimentos verticais de placas tectônicas.

III) Um produto típico de movimento descendente ou epirogenético negativo é a bacia, uma depressão geralmente de porção regional, preenchida por sedimentos, que muitas vezes, totalizam vários quilômetros de espessura.

IV) Os movimentos divergentes tectônicos ocorrem em áreas de encontro, entretanto não acontece consumo de placas.

São CORRETAS apenas as afirmações:


II, III e IV


I, II e IV


I, III e IV


I, II e III


II e IV

Das atividades geológicas da Terra resultam os terremotos, maremotos, vulcões e formação de diferentes tipos de relevo. O mapa abaixo apresenta a localização das zonas de movimentação da crosta e os principais vulcões.

 

Fonte: IBGE, Atlas Geográfico. IBGE: Rio de Janeiro, p.103

Com base nesse mapa e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar:


As zonas sísmicas e os vulcões localizam-se, em grande parte, no centro das placas tectônicas.


As zonas de intensa atividade sísmica e os vulcões localizam-se, em grande parte, nas bordas das placas tectônicas.


Apenas o movimento de separação das placas tectônicas origina terremotos.


A movimentação das placas tectônicas não se relacionam com as zonas de atividades sísmicas, uma vez que se distribuem aleatoriamente no planeta.


Apenas o movimento de separação das placas tectônicas causa vulcanismo.

Sobre a teoria das correntes de convecção, analise as afirmativas que seguem:

I) Os blocos siálicos são afetados por correntes de convecção, podendo ser arrastados pelo fluxo horizontal, que se deslizam por baixo, ou mesmo soerguidos ou abatidos, conforme a direção das correntezas.

II) A convecção acontece quando um sólido dúctil é aquecido em sua base e quando é resfriado no topo, pois a matéria quente torna-se menos densa, tendendo, por isso, subir para a superfície.

III) O movimento das placas tectônicas é resultado da convecção do manto, controlado pelo calor interno do planeta.

IV) A radioatividade libera calor que, por sua vez, se transforma em trabalho, gerando forças que movimentam placas litosféricas e erguem imensas cordilheiras.

V) As correntes conveccionais térmicas, provenientes do calor produzido pela radioatividade e pela conversão da energia gravitacional em térmica foram as responsáveis pela fragmentação da crosta em placas litosféricas.

São corretas apenas as assertivas:


I, II e V


I, II, III e IV


I, II e III


II, IV e V


I, III e V